5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
O caso ganhou notoriedade após o deputado, durante uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) em maio de 2022, ter se referido à vereadora trans Benny Briolly, de Niterói, como "boi zebu" e "aberração da natureza".
Embora Amorim tenha recorrido da condenação e conseguido a suspensão momentânea da pena, a Justiça Eleitoral considerou que há uma "evidente probabilidade do direito coletivo à proteção do erário público, especialmente ante a probabilidade de desperdício pelo emprego em campanha inútil". Mesmo com a possibilidade de recurso, a decisão permanece em vigor.
Além da impugnação da candidatura, a decisão judicial determinou a suspensão do o da chapa liderada por Amorim aos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, bem como às doações feitas por pessoas físicas.
O deputado afirmou que sua candidatura ao cargo de prefeito do Rio de Janeiro, recentemente impugnada pela 125ª Zona Eleitoral, "continuará firme".
De acordo com Amorim, a decisão da juíza contrariou pareceres do corregedor do TRE e do Ministério Público Eleitoral.
"O resultado contrariou a decisão não só do corregedor do TRE como também dois pareceres do Ministério Público eleitoral. Nada muda. Sou advogado, deputado, operador do direito e seguirei confiando nas instituições", declarou Amorim.
Ainda de acordo com o candidato, seus advogados já entraram com recursos e a candidatura permanece em disputa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!