5v4n12

Morte de vereador reacende histórico de crimes políticos em Magé 4vr5v Enfoco - O seu site de notícias

const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)

Domínio familiar 6r232w

Segundo o sociólogo e professor da UFRRJ, José Cláudio Souza Alves, os crimes podem estar fortemente ligados à briga política ou controle de territórios, principalmente pelo domínio de uma família na cidade.

"Essa família se estabeleceu há décadas no poder da cidade. Mesmo às vezes eles não sendo detentores do poder, conseguem controlar toda a estrutura de funcionalismo público. Então, eles estabelecem uma lógica de relacionamento da cidade onde, desde sempre, a violência fez parte, se sobressaindo ao bem-estar da população", explicou o professor. 2a6t6r

Ainda de acordo com José Cláudio, o avanço da milícia é outro fator que contribui para a onda de violência em Magé. 3c73

Aspas da citação
Em Magé existe a Favela da Lagoa, que foi a que mais sofreu operações policiais ao longo do tempo, se comparando com toda a Região Metropolitana do Rio. Isso acontece porque a milícia entra em confronto com traficantes para dominar a área e ter o controle em toda a cidade, virando uma disputa perigosa.
José Cláudio Alves sociólogo e professor
Aspas da citação

b2r4c

Magé é uma das cidades mais violentas do Rio, sendo a sexta no ranking em homicídios em municípios que tem mais de 100 mil habitantes, segundo dados divulgados pelo "Atlas da Violência de 2024", do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Além disso, o professor detalhou que esses confrontos se agravam quando figuras públicas disputam o poder.

"A relação entre a violência política e a situação de insegurança na Baixada Fluminense não é acidental. A região sofre com um histórico de marginalização e ausência de investimentos, o que cria um ambiente fértil para o fortalecimento de facções e práticas violentas. Em muitos casos, os homicídios têm como motivação disputas por controle de territórios e recursos, o que se agrava quando há envolvimento de figuras públicas que disputam o poder local", explicou o sociólogo. 

Caminhos para a segurança l5r5f

De acordo com José Cláudio, o principal é investir e fortalecer a segurança, sempre de forma eficaz e transparente.

"É fundamental fortalecer as instituições de segurança pública e promover a presença do Estado em áreas vulneráveis, garantindo um sistema de justiça mais eficiente e transparente. Além disso, é crucial fomentar uma cultura de diálogo e resolução pacífica de conflitos, com programas de mediação política que envolvam a sociedade civil, as forças de segurança e os líderes locais, a fim de reduzir as tensões e a violência política", contou.

O caso do vereador Silmar Braga liga ainda mais o sinal de alerta e evidencia a violência contra pessoas que disputam o poder na região, principalmente políticos.

Procurada, a Polícia Civil limitou-se ao dizer que "diligências estão em andamento para apurar a motivação do crime e identificar a autoria".

Contraste de belezas naturais  nc2a

Magé tem uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2023. A cidade é conhecida por abrigar o Parque Natural Municipal de Magé, que é uma importante área de preservação ambiental. Sua geografia possui um território predominantemente rural, com diversas comunidades que enfrentam desafios como o o a serviços públicos e infraestrutura básica.

Economicamente, Magé tem sua base em atividades como agricultura, comércio e, mais recentemente, a expansão de alguns polos industriais. Apesar disso, o município ainda lida com altos índices de pobreza e violência, o que tem gerado preocupação tanto entre os moradores quanto nas autoridades públicas.

Tags 4f4x4

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Carrinho-robô distribui ração para cães em SG, e vídeo viraliza b1o6m

Próximo artigo
>

Jojo Todynho é chamada de 'macaca' de novo nas redes sociais 5y1ft

Relacionados em Polícia 10223u