5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
Influenciadores digitais famosos e seus comparsas, conforme a Delegacia de Defraudações (DDEF), envolvidos em um esquema ilegal de jogos de azar, são alvos da operação.
Na lista, está Viviane Noronha, mulher do MC Poze. O cantor é apenas investigado. A polícia amanheceu no condomínio do casal. E segue em deslocamento em vários endereços.
Também são alvos dos 10 cumprimentos de mandados de busca e apreensão, o MC Jhonatan Costa e um cirurgião plástico equatoriano que já foi preso.
Conforme a DDEF, todos os alvos são suspeitos de organizar uma quadrilha que pratica jogo de azar, associação criminosa e lavagem de dinheiro, através de sorteios ilegais pela internet.
A ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores.
Segundo a polícia, ao divulgarem as atividades pelas redes sociais, os influenciadores visam lucros ilícitos à custa de um grande número de pessoas, utilizando mecanismos fraudulentos.
Os sorteios são baseados em parâmetros da Loteria Federal, criando uma falsa aparência de legitimidade e segurança. No entanto, não existe auditoria oficial para verificar o ganhador real.
Os agentes também constataram que os integrantes do esquema utilizam um aplicativo personalizado, que levantam fortes suspeitas de fraude e em completo desacordo com a legislação vigente.
A DDEF acrescenta que a realização de rifas exige autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap), ligada ao Ministério da Fazenda, e apenas instituições sem fins lucrativos têm permissão para promover esses sorteios.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!