5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
Com isso, a decisão determinou o afastamento do subsecretário de Tratamento Penitenciário, Lúcio Flávio Correia Alves, e dos inspetores Thiago Franco Lopes, Aleksandro dos Santos Rosa e Márcio Santos Ferreira.
Também são acusados de participar do esquema um médico, um enfermeiro, um nutricionista e advogados.
Na denúncia, o detento enviou uma carta à Justiça detalhando sobre o caso. “Abutres que só querem tirar proveito. Estou sendo coagido a todo momento”, escreveu.
O detento é obeso e fez uma cirurgia bariátrica, para reduzir o estômago. Com isso, ele precisava de um laudo médico que daria o direito de se recuperar em casa por 4 meses, no regime de prisão domiciliar. “Eles já me tiraram duas vezes para me exigir R$ 600 mil para me vender ou dar um laudo favorável", disse na época, conforme reportagem exibida pela TV Globo.
Em depoimento, o preso afirmou que havia uma organização criminosa na prisão, formada por policiais penais. Além disso, transferências bancárias foram enviadas à Corregedoria para comprovar os pagamentos das propinas.
O detento contou também que advogados foram até sua casa para "intimidar psicologicamente" a sua companheira. Essa "visita inesperada" foi registrada por câmeras de segurança da residência. Este encontro chamou a atenção da Corregedoria, já que eles não eram os advogados do preso.
Um dos acusados na denúncia, Thiago Lopes declarou que nunca teve conhecimento de qualquer esquema relacionado a laudos. Além disso, mencionou que estava há 3 anos no cargo de diretor da unidade e espera que a investigação comprove que nenhuma irregularidade foi cometida.
Ainda de acordo com Thiago, o detento não recebeu nenhum benefício e tudo não ava de um conflito político interno na Seap.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!