5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
A construção do CTS será entregue para São Gonçalo em duas etapas. Só nesta primeira fase, serão investidos R$ 120 milhões na criação do primeiro dos cinco pontos de captura do sistema. Ele vai direcionar em torno de 3,5 milhões de litros de água contaminada com esgoto por dia (o equivalente a duas piscinas olímpicas) para a Estação de Tratamento Esgoto (ETE) São Gonçalo.
O projeto prevê a implantação de seis quilômetros de tubulações, entre coletores e redes, além da instalação e modernização de sistemas de bombeamento nos bairros Venda da Cruz, Neves, Vila Lage, Paraíso, Porto da Madama, Porto Velho e Patronato.
A segunda e última etapa será concluída em 2026, elevando o volume tratado para 12 milhões de litros diários, o que corresponde a cinco piscinas olímpicas. Segundo Diogo Freitas, gerente-executivo da Águas do Rio, a construção desse novo sistema representa um ganho expressivo tanto para a população quanto para o meio ambiente.
“Estamos iniciando em São Gonçalo um verdadeiro marco para quem vive na cidade e para a Baía de Guanabara. O direcionamento do esgoto para tratamento significa melhoria da qualidade de vida das pessoas, diminuindo a incidência de doenças de veiculação hídrica e os custos com saúde pública, além de ajudar na recuperação da baía, com as praias do seu entorno cada vez mais limpas e balneáveis”, explica.
O projeto prevê a implantação de seis quilômetros de tubulações, entre coletores e redes, além da instalação e modernização de sistemas de bombeamento nos bairros Venda da Cruz, Neves, Vila Lage, Paraíso, Porto da Madama, Porto Velho e Patronato.
Uma das praias que será positivamente impactada será a Praia das Pedrinhas, que hoje também a por obras de revitalização da prefeitura. Para o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, a área de lazer ganhará ainda mais vida após a conclusão dos trabalhos da Águas do Rio.
“O sistema de coletor de tempo seco no Rio Imboaçu é uma excelente notícia, pois vai beneficiar diretamente a orla da Praia das Pedrinhas, onde estamos fazendo uma grande obra de revitalização, inclusive em parceria com a Águas do Rio, que instalou redes de água e esgoto. Toda a região será beneficiada com uma nova infraestrutura, com redes de drenagem, pavimentação, deques e arquibancadas para contemplação da baía. E, agora, com a expectativa de redução da poluição neste rio, nosso maior cartão-postal ficará ainda melhor”, afirma.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!