5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
A vacina contra o HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. A imunização contra a hepatite B é feita ao nascer e pode ser aplicada a partir dos 7 anos. A vacina antitetânica precisa ser reforçada a cada 10 anos para quem já tomou a Pentavalente e a DTP.
A dose contra a febre amarela é indicada para quem nunca tomou ou não tem comprovação de imunização. O reforço é necessário para quem recebeu a primeira dose antes dos 5 anos. A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, deve ser aplicada aos 12 meses, com reforço na infância e esquema específico para adultos até 59 anos e profissionais da saúde.
A vacina contra a covid-19 é obrigatória para crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes com indicação médica, idosos e imunocomprometidos acima de 12 anos, que devem receber a dose a cada seis meses. O imunizante também está disponível para grupos prioritários, como indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, entre outros.
Nesta terça-feira (25), a partir das 9h, o Shopping Pátio Alcântara recebe uma ação de conscientização sobre a tuberculose. O atendimento será feito por profissionais de saúde, que vão tirar dúvidas sobre os sintomas da doença, formas de diagnóstico e locais de tratamento.
A campanha faz parte das atividades pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março. O atendimento para tuberculose é realizado pelo SUS, sem necessidade de agendamento, com exames, consultas e medicamentos gratuitos.
Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse por mais de duas semanas, febre baixa, perda de peso, cansaço excessivo, falta de ar e suor noturno. O diagnóstico pode ser feito nas unidades de saúde da família, clínicas e polos sanitários da cidade. O tratamento tem duração média de seis meses e está disponível em diversas unidades de saúde de São Gonçalo.
Sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h. As crianças têm atendimento no Hélio Cruz e Washington Luiz nos mesmos dias e horários.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!