5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
Para participar é preciso levar em consideração as áreas de formação e atuação em cada disciplina, com prioridade desta sobre aquela.
O Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação Cecierj é oferecido em períodos letivos. Os cursos são totalmente a distância e realizados nos períodos de 3 de junho a 25 de agosto de 2025. A carga horária total é de 120 horas, organizada em disciplinas de 30 horas. O objetivo é complementar a formação dos profissionais de educação com base na discussão de diferentes temáticas pertinentes à educação básica.
As áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática alinham as habilidades e competências com a prática em sala de aula. Já as de Prática Docente, Educação Especial e Inclusiva e Tecnologia Educacional abordam temas transversais a todas as áreas do conhecimento e se destinam a colaborar com novas práticas pedagógicas e a incentivar o aprimoramento das já existentes.
Neste período serão ofertadas 21 novas disciplinas. Em Ciências da Natureza, Genética Básica; Aprendizagem por problemas no ensino de Física; Inteligência Artificial (IA) e as metodologias ativas na educação; Na área de Ciências Humanas, estão Questões filosóficas sobre a implementação da Lei nº 11.645/08; A persistência da escravidão: trabalho e direitos humanos no Brasil oitocentista; outra sobre o Festival de Parintins; Imagens, acervos e fabulações no ensino de histórias afrodiaspóricas.
Já em Educação Especial e Inclusiva, são estas as novas: Comunicação aumentativa e alternativa para estudantes com autismo e síndromes; Interseccionalidade e práticas pedagógicas para ibilidade; Práticas pedagógicas inclusivas com estudantes público da Educação Especial; Ensino da arte na Educação Inclusiva.
Na área de Linguagens e Códigos, são novas: Aprender pelo verso: perspectivas poéticas de mulheres e a sala de aula e Educação literária na perspectiva dos letramentos. Avaliações digitais dinâmicas em Matemática; Matemática aplicada no cotidiano para os anos iniciais; O uso das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da Geometria Analítica Plana; Matrizes e sistemas lineares são as novas no campo da Matemática.
Sobre Prática Docente, a novidade é Educação 5.0: tecnologias, humanismo e inovação pedagógica.
Tratando de Tecnologia Educacional, temos questões práticas, éticas e o impacto da inteligência artificial na educação; Educação com neurociência e Inteligência Artificial; e Edutainment com inteligência artificial.
Confira o edital completo:
Em caso de dúvida, o candidato poderá enviar e-mail para
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!