const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)

Os ensaios da Portela não têm sido apenas técnicos, mas verdadeiros espetáculos emocionais. A escolha de incluir "Maria Maria" no esquenta é uma forma de conectar os portelenses com a obra de Milton Nascimento, tema central do desfile.

Integrantes da ala destinada à comunidade relatam como o momento tem impactado os ensaios. Rita de Cássia Guimarães, servidora pública de 55 anos, comentou sobre a intensidade do ensaio.

“O coração portelense é apaixonado por natureza, com um enredo homenageando Milton Nascimento, a primeira música que vem à nossa cabeça, mulheres, a maioria chefes de família, é 'Maria Maria'. Não poderia ser diferente o esquenta da escola. Sinto um orgulho imenso da minha escola, trazer tanta representatividade. Portela é emoção!”, disse Rita, que também foi a responsável por gravar o vídeo que mostra a emoção da escola.


Aspas da citação
Espero ver lágrimas na avenida, como vi ano ado com aquele enredo de mulheres fortes!
Rita de Cássia Integrante da escola
Aspas da citação

A professora Rute Machado, de 51 anos, reforçou o impacto emocional dessa homenagem.

“É gratificante e emocionante não somente para mim, mas para todos da comunidade, da escola, todos os envolvidos, cantar essa linda homenagem que conta a história de uma das maiores vozes da música popular brasileira, um dos maiores artistas, um ícone, que se eternizou pelas músicas que emocionaram várias gerações", disse a professora.

"E vou além, ultraando as fronteiras do Brasil, gravando seu nome no cenário mundial. Uma das vozes mais bonitas de toda história da música mundial de todos os tempos”, completou.

A cabeleireira Solange Corrêa da Silva, de 51 anos, não escondeu sua felicidade ao cantar a icônica canção.

“Eu estou muito feliz e emocionada cantando essa canção. 'Maria Maria' é uma música que emociona demais. Milton Nascimento é um grande poeta, estou no emocional das pessoas. A música remete muito à história da ancestralidade, tem sido muito importante viver esse momento”, falou Solange.


Aspas da citação
Meus pais, Pedro e Janete, são da velha guarda. A Portela faz parte da nossa história, nossa família sempre esteve na quadra. Estamos vivendo a história, estamos participando da história.
Solange Corrêa Integrante da escola
Aspas da citação

Presença de Milton no barracão

Na última terça-feira (14), o próprio Milton Nascimento esteve no barracão Portela, na Cidade do Samba, Zona Portuária Rio, para acompanhar os preparativos e foi recebido com muito carinho pelos integrantes. O cantor publicou em suas redes sociais um vídeo na agremiação.

"Hoje eu visitei a minha Portela. Falta pouco tempo para nos encontrarmos na Avenida", escreveu o artista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Milton Nascimento (@miltonbitucanascimento)

A Portela será a última escola a desfilar na terça-feira de Carnaval, dia 3 de março, pela Marquês de Sapucaí. Além de ser a primeira vez que a escola homenageia um artista em vida, a expectativa é que o enredo seja marcado pela emoção, pela força das composições de Milton e, claro, pelo canto poderoso da comunidade portelense.

O público já aguarda ansioso para ver como a obra do artista será transformada em alegorias, fantasias e samba-enredo na avenida.

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Incêndio de grandes proporções atinge loja em Maricá; vídeo

Próximo artigo
>

Morre Luizinho Andanças, ex-intérprete da Porto da Pedra

Relacionados em Rio