5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
O local contará com dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas, calibrador elétrico e um espaço multiuso destinado à realização de cursos, oficinas e palestras sobre a cultura da bicicleta. Além do aumento da capacidade, o bicicletário terá sistema de controle de o, banheiros para os ciclistas e segurança 24h.
A expansão do Bicicletário Arariboia faz parte das obras de requalificação do Centro e foi viabilizada com a incorporação de um terreno ao lado, onde antes funcionava um estacionamento de 40 carros, resultando em uma área total aproximada de 900 metros quadrados.
O local também recebeu novos módulos com cobertura, es para estacionamento vertical e horizontal, paraciclos, câmeras de monitoramento e grelhas para drenagem de águas pluviais. Para os usuários de bicicletas elétricas, serão implantados 20 pontos de recarga com 10 tomadas duplas.
De acordo com a prefeitura, nos últimos 12 anos Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, saindo de 05 km para 86 quilômetros em 2025.
O coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, lembrou que o espaço atrai novos usuários para a bicicleta à medida que ele permite que a pessoa tenha tranquilidade ao estacionar a sua bicicleta.
"O bicicletário que nós tínhamos foi uma grande conquista inaugurada em 2017, mas já estava saturado e isso é um sinal muito bom de que as pessoas estão adotando esse modal de transporte, realizando essa mudança cultural do seu dia a dia. A prefeitura precisava dar uma resposta para garantir que todos possam ter o seu espaço para parar a bicicleta com segurança aqui no Centro.
Niterói possui 11 totens com a tecnologia Contabike estrategicamente posicionados, que integram um único sistema que contabiliza os dados coletados em tempo integral e abastecem um banco de dados para a apoiar a execução de políticas públicas voltadas à mobilidade na cidade.
O contador de ciclistas da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultraou em março a marca de 1,5 milhão de bicicletas ando pelo local. O equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia de semana, a maior média do Brasil.
No último dia 18, aram pelo local mais de 6,8 mil bicicletas. A média mensal de ciclistas registrados na Avenida Marquês de Paraná é de 126 mil. Por semana, mais de 29 mil ciclistas am pelo local.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!