5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
A ação da prefeitura contou com a participação de equipes da Nittrans, Secretaria de Ordem Pública (SEOP), agentes de trânsito, Guarda Municipal, 12º BPM e Segurança Presente.
Os agentes vistoriaram motocicletas para verificar adulterações nos escapamentos, responsáveis por aumentar o volume do som emitido pelos veículos, causando transtornos à população. Durante a operação, foram checados documentos, uso de capacete, calçados adequados e possíveis alterações estruturais nas motos.
"Essa é a segunda vez em menos de uma semana que realizamos essa ação com o objetivo de educar e fiscalizar os motociclistas, promovendo a conscientização sobre a importância de respeitar as normas de trânsito, especialmente no que diz respeito à adulteração de escapamentos. Vamos seguir realizando ações como essas em pontos estratégicos da cidade para coibir o ruído provocado por essas modificações, que geram transtornos à população", afirmou o presidente da Nittrans, Nelson Godá.
Durante a blitz, um dos condutores, que estava com escapamento irregular, optou por deixar a moto no local, buscar o equipamento original em casa e realizar a troca na frente dos agentes. A moto foi liberada após a regularização, mas o motociclista foi notificado pela infração.
A medida reforça o caráter educativo da operação, além de garantir o cumprimento das normas de trânsito. O condutor terá o direito de apresentar defesa ou recurso junto ao Detran dentro dos prazos estabelecidos, conforme previsto na legislação vigente.
Circular com motos com escapamento aberto ou equipadas com dispositivos que ampliam o som são infrações gravíssimas, sujeitas a multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!