5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=`
.efo-inlineRelated::before {
background-color: ${colorCategory};
}
`;document.head.appendChild(style)
As atividades são gratuitas e com classificação indicativa livre para todos os públicos.
Localizada na costa da Baía de Guanabara e tombada pelo Iphan em 1938, a história da Ilha da Boa Viagem remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O local tornou-se um centro de peregrinação para marinheiros que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e buscavam bênçãos para novos trajetos.
A devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem deu origem a festas religiosas, culminando em procissões marítimas na Baía de Guanabara. A capela foi destruída durante a invasão sa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.
Além da vocação religiosa, a ilha também teve uma função militar. Sua localização estratégica na Baía de Guanabara fez dela parte do antigo sistema defensivo brasileiro. As obras de revitalização recuperaram as edificações históricas, como a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo. O investimento da Prefeitura foi de R$ 5,5 milhões.
Visitação à Ilha da Boa Viagem
De terça a domingo, das 10h às 17h
Limite de 180 visitantes por vez
Local: Praia da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem
Sábado (29)
Duo Carlos Chaves e Diogo Sili
Horário: 11h
Domingo (30)
Amores de Dona Baratinha com Luísa Linhares
Horário: 11h
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!