5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
O tema ganhou ainda mais visibilidade nesta última semana, quando a apresentadora da TV Gazeta, Regiane Tápias declarou à imprensa que irá viajar pelo mundo em um motorhome com o marido e os três filhos, adotando a educação domiciliar para as crianças. O caso reforça a importância de uma regulamentação clara, que garanta que crianças educadas em casa, independentemente do contexto, tenham o a um ensino de qualidade e a oportunidades de socialização.
Pensando nisso, a OAB Niterói estará, criando a Comissão de Educação Domiciliar, com o objetivo de debater as necessidades e viabilidades deste novo cenário. A comissão terá um espaço aberto para discussões sobre os impactos da educação domiciliar na sociedade, no campo pedagógico e jurídico. Também será uma oportunidade para escutarmos as famílias que optam por essa modalidade de ensino, conhecendo melhor a realidade da educação domiciliar na cidade de Niterói.
Como presidente da OAB Niterói e pai de pré-adolescente, fico preocupado com o desenvolvimento da educação e com o futuro das crianças que compõem este novo mundo da educação domiciliar. Acredito que a educação é um pilar fundamental para o crescimento pessoal e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Portanto, é nosso dever garantir que as famílias, os pedagogos e o poder público possam caminhar juntos em busca de soluções que assegurem um aprendizado de qualidade e a plena inclusão das crianças nesse processo.
Nosso compromisso será o de promover um debate transparente e construtivo, ouvindo diferentes perspectivas, com o intuito de colaborar na construção de um futuro onde a educação de qualidade seja ível a todos, independentemente do modelo escolhido.
A educação domiciliar é uma alternativa crescente no Brasil, mas que precisa ser vista com cautela
Embora apresente benefícios, como a personalização do ensino e maior envolvimento dos pais, também apresenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à socialização das crianças e à desigualdade de o. Para que o homeschooling seja uma opção viável e segura para as famílias brasileiras, é essencial que uma regulamentação clara e eficaz seja estabelecida, garantindo a qualidade educacional e a inclusão social de todos os alunos.
Prazer, eu sou Pedro Gomes, atual presidente da OAB Niteroí, e te espero até o proximo artigo aqui no ENFOCO. Mas a nossa conversa não acaba aqui, pode me chamar no direct do @dr.pedro_gomes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!