5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
Na sexta-feira (14), o Vaticano anunciou que as atualizações sobre a saúde do Papa arão a ser menos frequentes, já que seu quadro tem apresentado melhoras. Os informes diários sobre como foi sua noite de sono também foram suspensos.
Os médicos afirmam que, apesar de não estar mais em estado crítico, Francisco ainda enfrenta um quadro de saúde delicado, por conta da idade avançada, da mobilidade reduzida e do fato de ter perdido parte de um pulmão quando era jovem.
No sábado (15), o Vaticano informou que o pontífice segue estável e que os médicos estão reduzindo, aos poucos, o uso de ventilação mecânica durante a noite.
Francisco foi hospitalizado no dia 14 de fevereiro, após um surto de bronquite que afetou sua voz. Logo depois, os médicos diagnosticaram pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana (bacteriana, viral e fúngica).
Durante as três primeiras semanas no hospital, o Papa enfrentou momentos difíceis, incluindo crises respiratórias, insuficiência renal leve e uma forte tosse.
Nos últimos dias, as atualizações médicas destacam a continuidade da fisioterapia e do tratamento respiratório, além da diminuição no uso de oxigênio de alto fluxo durante o dia e de ventilação não invasiva à noite. Um raio-X recente apontou melhora no quadro infeccioso.
Mesmo internado, Francisco tem mantido suas atividades religiosas. Nesta semana, participou dos exercícios espirituais quaresmais no hospital e, na última quinta-feira, recebeu um bolo e diversas mensagens pelo 12º aniversário de seu papado. Nos últimos quatro domingos, a tradicional bênção dominical na Praça de São Pedro foi enviada apenas por escrito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!