5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
Segundo o órgão, o boné encontrado preso às brânquias do pirarucu sugere que ele pode ter tentado ingerir o objeto, que acabou ficando preso entre as guelras.
Sobre a causa da morte, a secretaria apontou que a asfixia pode ter sido causada pela obstrução, dificultando a locomoção do peixe, já que a espécie precisa emergir para respirar. Outra hipótese levantada é de que o estresse causado pelo objeto preso tenha contribuído para a morte do animal.
O pirarucu é uma espécie de grande valor ecológico, sendo reconhecido como o peixe símbolo da Amazônia. De acordo com a Semma, ele é um dos maiores peixes de água doce.
Atualmente, a prática de manejo sustentável tem sido essencial para a preservação da espécie, que foi incluída na lista de animais ameaçados de extinção em 1996.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!