5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
A denúncia aponta Bolsonaro e sete aliados como parte do "núcleo 1" de um grupo que teria planejado impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após as eleições de 2022. Eles são acusados de tentativa de golpe de Estado, atentado contra o Estado Democrático de Direito, formação de organização criminosa armada, dano qualificado e ameaça ao patrimônio da União.
Além de Bolsonaro, os outros acusados são:
O relatório da Polícia Federal, que serviu de base para a denúncia, aponta que o grupo tentou manter Bolsonaro no poder por meio de um golpe de Estado. Segundo a investigação, houve um plano para descredibilizar o sistema eleitoral e uma articulação para impedir a posse de Lula, resultando nos atos do dia 8 de janeiro de 2023.
A organização também teria planejado o assassinato do presidente e do vice, Geraldo Alckmin, além de um ataque contra Alexandre de Moraes.
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que fará a transmissão do julgamento ao vivo pela TVPT, canal oficial da legenda no YouTube. A cobertura contará com a participação do presidente do partido, Humberto Costa, e do secretário de comunicação, Jilmar Tatto. O julgamento também poderá ser acompanhado pelo canal PTSat, disponível na antena parabólica.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!