5v4n12
const colorCategory=document.querySelector(".efo-inlineRelated").dataset.color,style=document.createElement("style");style.innerHTML=` .efo-inlineRelated::before { background-color: ${colorCategory}; } `;document.head.appendChild(style)
No entanto, ela seguiu sua vida de fé e dedicação. Quando completou 19 anos, entrou para a Companhia de Santa Teresa de Jesus, onde se tornou freira, seguindo os os da sua família.
Ao longo de sua vida, Irmã Inah foi um exemplo de fé e espiritualidade. Moradora da capital gaúcha, ela foi membro da congregação de Santa Teresa de Jesus, em Porto Alegre, e, em 2018, recebeu uma bênção especial do Papa Francisco por ocasião de seu 110º aniversário.
Em uma das poucas entrevistas que deu, ela revelou o segredo para sua longa vida: "Ele [Deus] é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo", disse, ao comentar sobre sua longevidade.
Inah Canabarro Lucas foi descendente de uma das famílias mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Ela era da família Canabarro, que tem raízes profundas na história do estado, sendo parente do General Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha.
No futebol, a irmã Inah era apaixonada pelo Internacional, clube de Porto Alegre, apesar de ter nascido quando o Grêmio, seu principal rival, completava apenas cinco anos de fundação. O time colorando fez questão de prestar uma homenagem a ela, ressaltando sua dedicação à bondade, fé e amor pela equipe.
É com enorme pesar que o Internacional recebe a notícia do falecimento da madre Inah Canabarro. A torcedora colorada, que nos deixou nesta quarta-feira, era a mulher mais velha viva no mundo, e destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo. 🙏
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) April 30, 2025
Nos… pic.twitter.com/bTYZX0H8HP
A longevidade de Irmã Inah também tem um marco histórico. Quando ela nasceu, o Brasil tinha apenas 18 anos como República, e o Grêmio, ainda em sua infância, tinha apenas cinco anos de existência.
De lá para cá, ela viu o Brasil ar por inúmeros momentos históricos, mas sempre permaneceu fiel à sua fé e ao seu caminho como freira.
Enquanto o título de pessoa mais velha do mundo a para a inglesa Ethel Caterham, o Brasil segue com o título de homem mais velho do planeta. O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, foi reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo.
Ele vive na cidade de Apuiarés, no Ceará, e completou 112 anos e 207 dias. O brasileiro assumiu o posto após a morte do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!